Quem somos

75 anos de história

Um homem à frente do seu tempo!

Fruto do seu espírito empreendedor e capacidade de inovação, António João Eusébio criou em 1945 uma pequena empresa que anos mais tarde se tornou no maior grupo económico de bebidas não alcoólicas em Portugal.

Depois da aquisição e fusão com a COMPAL, em 2009, nasceu a SUMOL+COMPAL com um destaque nos mercados de bebidas não-alcoólicas em Portugal e uma presença relevante nalguns mercados internacionais.

Nascemos em Portugal, mas temos uma grande vocação internacional, onde desenvolvemos marcas nossas e representamos marcas de terceiros. Inspiramo-nos sempre na natureza e no que de bom ela tem para nos dar e focamos os nossos esforços na construção de novas e diferentes propostas para os vários consumidores espalhados pelo mundo.

Dr.AntonioJoaoEusebio

As nossas raízes

As origens da nossa natureza

1945
Nascimento da Refrigor
1952
Nascimento da Compal
1954
Lançamento da marca Sumol
1963
Aquisição do capital da Compal, pela CUF
1968
Constituição das empresas de enchimento da Sumolis
1971
Sumolis celebra contrato de franchising da marca 7Up, a um nível nacional
1975
Nacionalização da Compal
1986
Aquisição da Compal, pela Tabaqueira
1987
Sumolis renova contrato de franchising com a PepsiCo
1993
Aquisição de 51% da Nutriveste, na qual se integra a Compal, pelo Grupo Jorge de Mello
1994
Fusão da Sumolis com outras empresas de enchimento do Grupo
1999
Fusão das empresas de distribuição da Sumolis
Nascimento da Cibal
2002
Construção da nova fábrica da Compal em Almeirim
2006
Sumolis adquire 20% da Compal
2008
Sumolis adquire os restantes 80% da Compal
2009
Fusão entre a Sumolis e a Compal
Birth of SUMOL+COMPAL
2010
Fusão de empresas operacionais
2011
Renovação do contrato de franchising com a PepsiCo
2012
Compra de fábrica em Moçambique
Contrato com o Grupo Damm
2013
Assinatura de Contrato de Investimento em Angola com ANIP
Inauguração da Fábrica de Boane, em Moçambique
2014
Contrato com Copagef, S.A.
2015
Arranque da Fábrica de Bom Jesus, em Angola
Lançamento da Loja de E-Commerce S+C - Saborista
2016
Franchising Sumol na Costa do Marfim
2017
Lançamento Compal em lata em África
2018
Franchising Sumol no Gabão
Publicação da Agenda de Sustentabilidade S+C 2025
2019
Projeto Stelo em Compal
2020
Lançamento do formato pouch em Compal e Um Bongo
2021
Inauguração do novo Armazém Central logístico em Almeirim
A nossa Visão

Os frutos, os vegetais e a água inspiram-nos como fontes incontornáveis de nutrição, hidratação e prazer.

Ambicionamos ganhar a preferência dos consumidores pelos sabores excelentes e pelas marcas únicas e inovadoras, desenvolvidas com ciência e arte.

Orgulhamo-nos de contribuir diariamente para um mundo mais sustentável.

A nossa Aspiração Vencedora

Ser uma empresa de referência internacional em bebidas de frutos e de vegetais.

Ser a empresa líder em bebidas não alcoólicas em Portugal e líder em bebidas de frutos e de vegetais em Angola e em Moçambique.

Alcançar um volume de negócios superior a 450 milhões de euros em 2022, com margem EBITDA superior a 14%.

Os nossos valores
Paixão e ambição
+ Paixão e ambição
Adoramos o nosso negócio, as nossas marcas, aquilo que fazemos, estamos comprometidos com a SUMOL+COMPAL. Queremos fazer cada vez melhor, melhoramos continuamente, pensamos positivamente.
Resultados
+ Resultados
Trabalhamos orientados para resultados, estabelecemos metas e esforçamo-nos para as alcançar. Somos proativos, orientados para a ação.
Inovação
+ Inovação
Fazemos diferente e melhor. Assumimos riscos. Somos empreendedores.
Equipa
+ Equipa
Gostamos de trabalhar em equipa, a coesão potencia o desempenho, alcançamos resultados melhores quando trabalhamos em equipa.
Integridade
+ Integridade
Respeitamos as pessoas, cumprimos os compromissos e as regras. Tudo aquilo que fazemos, fazemos com integridade.
Os nossos Compromissos

+ Acionistas e Outros Investidores

Criar valor, informar e remunerar adequadamente.

+ Colaboradores

Motivar, desenvolver o potencial e compensar adequadamente.

+ Comunidades

Contribuir para a sua sustentabilidade.

+ Parceiros (Clientes, Fornecedores, Entidades Financeiras e Universidades)

Privilegiar e desenvolver relações estáveis.

+ Consumidores

Compreender e satisfazer, promovendo o seu bem-estar.

+ Entidades Governamentais, Reguladoras e Setoriais

Colaborar e promover a competitividade do setor.

+ Concorrentes

Respeitar e promover uma concorrência leal.

+ Órgãos de Comunicação Social

Partilhar informação e colaborar.

O nosso Conselho de Administração

Antonio Eusebio
António Eusébio
Presidente do Conselho de Administração
António Sérgio Brito Pires Eusébio
1966, Lisboa
2 rapazes, 1 rapariga

Em 1989 António Sérgio Brito Pires Eusébio ingressou no Grupo Sumol, onde começou por exercer a função de adjunto da Gerência da Refrigor (empresa holding), tendo posteriormente exercido diversos cargos de Administração em empresas do Grupo, até assumir o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Sumolis em abril de 2000. Em dezembro de 2008, por altura da consolidação entre a Sumolis e a Compal, assumiu a Presidência do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL. Atualmente preside também ao Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL Marcas.

Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Frequentou posteriormente pós-graduações no Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial/Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (INDEG/ISCTE) e na UCP, em gestão empresarial, gestão de informação e em fiscalidade. Frequentou ainda formação avançada em liderança (Harvard Kennedy School of Government), gestão (Kellog Business School – Northwestern University/UCP) e Corporate Governance para Administradores Não-Executivos (Instituto Português de Corporate Governance).

Duarte Pinto
Duarte Pinto
Presidente da Comissão Executiva
Duarte Nunes Ferreira Lopes Pinto
1965, Torres Novas
1 rapaz, 2 raparigas

Desde 2009 que Duarte Nunes Ferreira Lopes Pinto é Vogal do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL, tendo assumido, desde então, a função de Presidente da Comissão Executiva da SUMOL+COMPAL Marcas, empresa operacional do grupo. Anteriormente desempenhou várias funções de administração e direção em várias empresas do Grupo Sumol (1999/2008). O seu percurso profissional conta com outras posições de destaque, tais como Diretor Administrativo e Financeiro da Compaq Computer Portugal (1997/1999) e da Digital Equipment Portugal (1996/1997) e Finance Manager na Pepsi-Cola International (1994/1996).

Licenciou-se na Universidade Católica Portuguesa em Gestão de Empresas (1983/1988), tem o MBA em Gestão Internacional pela mesma Universidade (1992/1994) e uma Pós- Graduação em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE (2004/2005).

Jose tomaz
José Tomaz
Vice-Presidente da Comissão Executiva
José Tomaz Júdice Gamito Pires
1955, Faro
1 rapaz, 1 rapariga

Ingressou no Grupo Sumol em 1979, após um estágio profissional de seis meses, tendo assumido várias funções na área fabril. Posteriormente exerceu diversos cargos de administração em empresas do Grupo, entre os quais os de Presidente do Conselho de Administração da Cibal SA, da Sumolis Gestão de Marcas SA e da Sasel SA. Desde 2009 que é Vogal do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL.


Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (1973/1978). Frequentou posteriormente uma pós-graduação em gestão no Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (INDEG/ISCTE) (2004/2005).

Amélia Eusébio
Amélia Eusébio
Amélia Maria de Brito Pires Eusébio
1963, Lisbon
1 rapariga

Em 1987 Amélia Maria de Brito Pires Eusébio iniciou a atividade no Grupo Sumol, desempenhando funções na área de Controlo da Qualidade tendo, mais tarde, assumido a função de Assessora da Gerência da Refrigor (empresa holding). Posteriormente, exerceu diversos cargos de Administração em empresas do Grupo Sumol, tendo sido responsável pelo Controlo da Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Marketing e Gestão de Marcas. Entre outros cargos, em 2012, foi nomeada Vogal do Conselho de Administração da Refrigor e Administradora Não Executiva da SUMOL+COMPAL.


Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (1981/1986) da Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Marketing (INDEG/ISCTE). Complementou a formação profissional com o Curso Geral de Gestão (Universidade Nova de Lisboa), Programa Avançado de Marketing para Executivos (Universidade Católica Portuguesa) e Curso de Pós-graduação em Gestão Empresarial no Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (INDEG/ISCTE).

Foto-AC2
António Casanova
António Casanova
1958, Luanda
1 rapaz

Ingressou em 1986 no Grupo SUMOL, na REFRIGOR (empresa holding), trabalhando na área financeira. Em 1990 assumiu as funções de Diretor Administrativo e Financeiro na SUMOLIS, sendo eleito administrador em 1998. Entre 2000 e 2005 foi Presidente do Conselho de Administração da SASEL e da CEREURO empresas que ao tempo desenvolviam o negócio das águas e das cervejas, respetivamente. Entretanto, em 2014 deixou a administração da SUMOL+COMPAL, para se dedicar aos projetos de internacionalização do grupo. Desta forma, foi Presidente do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL Moçambique entre 2012 e 2014 e Administrador Delegado da SUMOL+COMPAL Angola desde 2014. Em 2020 voltou a integrar o Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL.

É Vice-presidente da PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes não Alcoólicas e membro da Direção da Águas Minerais e de Nascente de Portugal.

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (1980-1985); Pós-graduação em Análise Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (1994). É Analista Financeiro acreditado pela Federação Europeia das Associações de Analistas Financeiros (EFFAS).

Diogo Dias
Diogo Dias
Diogo Carlos Tição dos Santos Pereira Dias
1967, Lisboa
2 rapazes, 1 rapariga

Ingressou no Grupo Sumol em 1998, após um percurso de sucesso na área comercial da Beiersdorf. Como parte do Grupo Sumol desempenhou vários cargos de direção e de administração (2003/2008), sempre em funções de gestão, de vendas e de marketing. De 2009 a 2017 foi responsável pela Unidade de Mercado de Portugal e Espanha e, em abril de 2017, foi nomeado Vogal do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL.

Licenciou-se em Gestão de Empresas (1986/1991) pela Universidade Católica Portuguesa tendo posteriormente frequentado uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE (2004/2005).

joao-eusebio-foto
João Eusébio
João António Brito Pires Eusébio
1962, Lisboa
1 rapaz, 1 rapariga

Após um período em que foi Assistente na Universidade Lusíada (1987/2001), desempenhou diversas funções de administração em várias empresas do então Grupo Sumol (1987/2008). Desde 2009 que é Vogal do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL.

Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito, da Universidade Lusíada (1982/1987).

Jose-jordao-foto
José Jordão
José Manuel Doutel Jordão
1955, Lisboa
1 rapaz, 1 rapariga

Entre 2007 e 2008, foi Administrador da Compal, empresa em que trabalhou desde 1992. Anteriormente desempenhou várias funções em diversas empresas, na Fernando Araújo Import & Export, no Canadá (1978/1980), na Rima-Nixdorf (1980), na Tabaqueira (1980/1983), no Right Step Group, no Canadá e Estados Unidos da América (1983/1990) e na Right Step International, em Espanha (1990/1991). Foi membro do Conselho de Administração da Sensafruit (2007/10), joint-venture da Compal e do Grupo Osborne para o mercado espanhol. Desde 2009 que é Vogal do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL. Preside ao Centro de Frutologia Compal desde a sua incepção (2012) e foi Vogal do Conselho de Administração da AIJN (Associação Europeia de Sumos e Néctares) (2013-2017), presidindo ao Conselho de Administração desta Associação Europeia desde Maio de 2017.

Fez o Bacharelato de Organização e Gestão de Empresas no ISCTE U.N. em 1975, terminou a licenciatura de Economia no Instituto Superior de Economia, da Universidade Técnica de Lisboa, em 1977. Fez o PAGE – Programa Avançado de Gestão para Executivos da Universidade Católica, em 2000.

Luis-Magalhaes-foto
Luís Magalhães
Luís Fernando da Costa Magalhães
1974, Lisboa
1 rapaz, 1 rapariga

Em 1997, ingressou no Grupo Sumol, desempenhando funções na área financeira. Posteriormente, desempenhou várias funções técnicas e de gestão em diversas empresas deste grupo empresarial, sobretudo na área administrativa e financeira, mas também em áreas comerciais e de negócio. Em 2009, assumiu a Direção Financeira da SUMOL+COMPAL. É vogal do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL desde abril de 2017.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE (1993/1997). Pós-graduação em Análise Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (2001).

Antonio Eusebio
António Eusébio
Presidente do Conselho de Administração
António Sérgio Brito Pires Eusébio
1966, Lisboa
2 rapazes, 1 rapariga

Em 1989 António Sérgio Brito Pires Eusébio ingressou no Grupo Sumol, onde começou por exercer a função de adjunto da Gerência da Refrigor (empresa holding), tendo posteriormente exercido diversos cargos de Administração em empresas do Grupo, até assumir o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Sumolis em abril de 2000. Em dezembro de 2008, por altura da consolidação entre a Sumolis e a Compal, assumiu a Presidência do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL. Atualmente preside também ao Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL Marcas.

Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Frequentou posteriormente pós-graduações no Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial/Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (INDEG/ISCTE) e na UCP, em gestão empresarial, gestão de informação e em fiscalidade. Frequentou ainda formação avançada em liderança (Harvard Kennedy School of Government), gestão (Kellog Business School – Northwestern University/UCP) e Corporate Governance para Administradores Não-Executivos (Instituto Português de Corporate Governance).

Duarte Pinto
Duarte Pinto
Presidente da Comissão Executiva
Duarte Nunes Ferreira Lopes Pinto
1965, Torres Novas
1 rapaz, 2 raparigas

Desde 2009 que Duarte Nunes Ferreira Lopes Pinto é Vogal do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL, tendo assumido, desde então, a função de Presidente da Comissão Executiva da SUMOL+COMPAL Marcas, empresa operacional do grupo. Anteriormente desempenhou várias funções de administração e direção em várias empresas do Grupo Sumol (1999/2008). O seu percurso profissional conta com outras posições de destaque, tais como Diretor Administrativo e Financeiro da Compaq Computer Portugal (1997/1999) e da Digital Equipment Portugal (1996/1997) e Finance Manager na Pepsi-Cola International (1994/1996).

Licenciou-se na Universidade Católica Portuguesa em Gestão de Empresas (1983/1988), tem o MBA em Gestão Internacional pela mesma Universidade (1992/1994) e uma Pós- Graduação em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE (2004/2005).

Jose tomaz
José Tomaz
Vice-Presidente da Comissão Executiva
José Tomaz Júdice Gamito Pires
1955, Faro
1 rapaz, 1 rapariga

Ingressou no Grupo Sumol em 1979, após um estágio profissional de seis meses, tendo assumido várias funções na área fabril. Posteriormente exerceu diversos cargos de administração em empresas do Grupo, entre os quais os de Presidente do Conselho de Administração da Cibal SA, da Sumolis Gestão de Marcas SA e da Sasel SA. Desde 2009 que é Vogal do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL.


Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (1973/1978). Frequentou posteriormente uma pós-graduação em gestão no Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (INDEG/ISCTE) (2004/2005).

Amélia Eusébio
Amélia Eusébio
Amélia Maria de Brito Pires Eusébio
1963, Lisbon
1 rapariga

Em 1987 Amélia Maria de Brito Pires Eusébio iniciou a atividade no Grupo Sumol, desempenhando funções na área de Controlo da Qualidade tendo, mais tarde, assumido a função de Assessora da Gerência da Refrigor (empresa holding). Posteriormente, exerceu diversos cargos de Administração em empresas do Grupo Sumol, tendo sido responsável pelo Controlo da Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, Marketing e Gestão de Marcas. Entre outros cargos, em 2012, foi nomeada Vogal do Conselho de Administração da Refrigor e Administradora Não Executiva da SUMOL+COMPAL.


Licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (1981/1986) da Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Marketing (INDEG/ISCTE). Complementou a formação profissional com o Curso Geral de Gestão (Universidade Nova de Lisboa), Programa Avançado de Marketing para Executivos (Universidade Católica Portuguesa) e Curso de Pós-graduação em Gestão Empresarial no Instituto para o Desenvolvimento da Gestão Empresarial, no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (INDEG/ISCTE).

Foto-AC2
António Casanova
António Casanova
1958, Luanda
1 rapaz

Ingressou em 1986 no Grupo SUMOL, na REFRIGOR (empresa holding), trabalhando na área financeira. Em 1990 assumiu as funções de Diretor Administrativo e Financeiro na SUMOLIS, sendo eleito administrador em 1998. Entre 2000 e 2005 foi Presidente do Conselho de Administração da SASEL e da CEREURO empresas que ao tempo desenvolviam o negócio das águas e das cervejas, respetivamente. Entretanto, em 2014 deixou a administração da SUMOL+COMPAL, para se dedicar aos projetos de internacionalização do grupo. Desta forma, foi Presidente do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL Moçambique entre 2012 e 2014 e Administrador Delegado da SUMOL+COMPAL Angola desde 2014. Em 2020 voltou a integrar o Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL.

É Vice-presidente da PROBEB – Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes não Alcoólicas e membro da Direção da Águas Minerais e de Nascente de Portugal.

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (1980-1985); Pós-graduação em Análise Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (1994). É Analista Financeiro acreditado pela Federação Europeia das Associações de Analistas Financeiros (EFFAS).

Diogo Dias
Diogo Dias
Diogo Carlos Tição dos Santos Pereira Dias
1967, Lisboa
2 rapazes, 1 rapariga

Ingressou no Grupo Sumol em 1998, após um percurso de sucesso na área comercial da Beiersdorf. Como parte do Grupo Sumol desempenhou vários cargos de direção e de administração (2003/2008), sempre em funções de gestão, de vendas e de marketing. De 2009 a 2017 foi responsável pela Unidade de Mercado de Portugal e Espanha e, em abril de 2017, foi nomeado Vogal do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL.

Licenciou-se em Gestão de Empresas (1986/1991) pela Universidade Católica Portuguesa tendo posteriormente frequentado uma Pós-Graduação em Gestão Empresarial pelo INDEG/ISCTE (2004/2005).

joao-eusebio-foto
João Eusébio
João António Brito Pires Eusébio
1962, Lisboa
1 rapaz, 1 rapariga

Após um período em que foi Assistente na Universidade Lusíada (1987/2001), desempenhou diversas funções de administração em várias empresas do então Grupo Sumol (1987/2008). Desde 2009 que é Vogal do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL.

Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito, da Universidade Lusíada (1982/1987).

Jose-jordao-foto
José Jordão
José Manuel Doutel Jordão
1955, Lisboa
1 rapaz, 1 rapariga

Entre 2007 e 2008, foi Administrador da Compal, empresa em que trabalhou desde 1992. Anteriormente desempenhou várias funções em diversas empresas, na Fernando Araújo Import & Export, no Canadá (1978/1980), na Rima-Nixdorf (1980), na Tabaqueira (1980/1983), no Right Step Group, no Canadá e Estados Unidos da América (1983/1990) e na Right Step International, em Espanha (1990/1991). Foi membro do Conselho de Administração da Sensafruit (2007/10), joint-venture da Compal e do Grupo Osborne para o mercado espanhol. Desde 2009 que é Vogal do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL. Preside ao Centro de Frutologia Compal desde a sua incepção (2012) e foi Vogal do Conselho de Administração da AIJN (Associação Europeia de Sumos e Néctares) (2013-2017), presidindo ao Conselho de Administração desta Associação Europeia desde Maio de 2017.

Fez o Bacharelato de Organização e Gestão de Empresas no ISCTE U.N. em 1975, terminou a licenciatura de Economia no Instituto Superior de Economia, da Universidade Técnica de Lisboa, em 1977. Fez o PAGE – Programa Avançado de Gestão para Executivos da Universidade Católica, em 2000.

Luis-Magalhaes-foto
Luís Magalhães
Luís Fernando da Costa Magalhães
1974, Lisboa
1 rapaz, 1 rapariga

Em 1997, ingressou no Grupo Sumol, desempenhando funções na área financeira. Posteriormente, desempenhou várias funções técnicas e de gestão em diversas empresas deste grupo empresarial, sobretudo na área administrativa e financeira, mas também em áreas comerciais e de negócio. Em 2009, assumiu a Direção Financeira da SUMOL+COMPAL. É vogal do Conselho de Administração da SUMOL+COMPAL desde abril de 2017.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE (1993/1997). Pós-graduação em Análise Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG (2001).

The website encountered an unexpected error. Please try again later.
Error: Call to a member function Z_GET_DONATIVOS() on null in Drupal\sap\Controller\SapController->content() (line 110 of modules/custom/sap/src/Controller/SapController.php).